Pesquisar este blog

5.2.09

Os Florais de Bach


Um dos tratamentos de saúde que existem, infelizmente ainda considerado pela medicina tradicional como “alternativo” e um tanto desacreditado por muitos profissionais da área, é o pelo uso dos florais.

Os florais são, em síntese, a essência de algumas flores, trabalhada de forma natural, utilizando os recursos da natureza, potencializando suas vibrações e, quando utilizados como tratamento, harmonizam as emoções do ser humano e restabelecem seu equilíbrio interior.

Os mais conhecidos são os de Bach (médico que os desenvolveu de forma experimental). Segundo Edward Bach, as vibrações das flores correspondem às diversas características da personalidade humana, em seu estado puro, perfeito.

É sabido que, já em nossa infância, somos iniciados no aprendizado de como nos conduzirmos de forma "adequada" perante a sociedade e, muitas vezes, isso nos leva a reprimir nossas emoções mais primitivas e naturais, como a raiva, o medo e a insegurança... Com o passar dos anos, estes sentimentos (escondidos num cantinho de nossa mente) vão se solidificando, criando um bloqueio comportamental que nos impede de elaborá-los e, consequentemente, possibilitando o desencadeamento de doenças físicas e/ou emocionais (as tais psicossomáticas).

Os Florais de Bach (que são em número de 38 essências) buscam chegar à raiz desses problemas e erradicar devidamente a causa do desequilíbrio que os causou. São indicados através da análise das características da personalidade e do quadro emocional apresentado, tratam holisticamente o paciente e não a doença de forma isolada, pois essa não passa de um sinal do desequilíbrio. À medida em que o organismo vai sendo harmonizado como um todo, os sintomas vão gradativamente desaparecendo.

Enfim, vale a pena nos informarmos e talvez até virmos a fazer uso, por ser tal tratamento de origem natural, sem efeitos colaterais, que só deve, é claro, ser acompanhado por um terapeuta especializado.

Nenhum comentário: