Pesquisar este blog

24.1.09

Morte de modelo: veja perguntas e respostas

Jovem respirava com ajuda de aparelhos após ter infecção urinária.
Segundo Secretaria de Saúde, bactérias originaram problema.






A modelo Mariana Bridi, de 20 anos, que teve os pés e as mãos amputados após uma infecção morreu na madrugada deste sábado (24). A jovem, que foi duas vezes finalista do concurso Miss Mundo Brasil, estava internada desde o dia 3 no hospital Dório Silva, em Serra (ES).



Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo divulgou que a modelo morreu, às 2h30 deste sábado, em decorrência de complicações de uma infecção generalizada gravíssima. Ainda de acordo com o documento, ela sofria de choque séptico, causado por bactérias da espécie estafilococos e Pseudomonas aeroginosa, tendo como foco uma infecção urinária.



O que é sepse?
Sepse é uma condição grave desencadeada por uma infecção na qual vários órgãos distantes do local infectado apresentam intensa atividade inflamatória. Nem todas as manifestações da sepse são respostas de defesa contra a infecção e se constituem em processos prejudiciais à recuperação. A sepse era chamada anteriormente de septicemia, toxemia ou infecção disseminada, termos abandonados esses termos por não definirem de forma correta o conceito.

Quais os tipos de infecção que evoluem mais frequentemente para sepse?
Qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir para sepse. (Quanto menor o tempo com infecção, menor a chance de aparecimento da sepse. Portanto, o tratamento rápido das infecções é uma estratégia eficiente que deve ser sempre priorizada.)


Que grupos de pessoas tem maior chance de apresentar sepse?
A possibilidade de uma pessoa com infecção evoluir para sepse é determinada por fatores ainda não conhecidos; possivelmente fatores individuais e genéticos. A sepse é mais comum em crianças e em idosos, porque nesses grupos são mais comuns as infecções.


Existem graus diferentes de gravidade da sepse?
Sim. O quadro pode ser caracterizado como sepse, sepse grave ou choque séptico, que apresentam gravidade crescente.


Se eu suspeitar de uma infecção, quando devo procurar um serviço médico?
A maioria das infecções evolui para cura de modo espontâneo ou com medidas simples sem a necessidade de internação. Os principais sinais de alerta da evolução para sepse grave são a confusão mental ou sonolência excessiva, queda na pressão arterial, dificuldade respiratória e redução da diurese. (Crianças, idosos e portadores de deficiência imunológica devem procurar atenção médica em toda suspeita de infecção, em geral, identificada por febre alta ou persistente.)



O tratamento da sepse exige que o hospital tenha recursos sofisticados? Não. A maioria das medidas eficientes para tratamento da sepse podem ser desenvolvidas com o treinamento dos profissionais de saúde na utilização de recursos disponíveis na maioria das instituições.





(Do: G1)

Nenhum comentário: