Ex-miss das Américas tem as mãos e os pés amputados
Internada há 19 dias em um hospital de Vitória, no Espírito Santo, a modelo Mariana Bridi Costa, 20 anos, teve as mãos amputadas na última terça-feira, 20, depois de já ter tido os dois pés retirados alguns dias antes. Mariana chegou a ganhar o título de Miss das América, em 2007, depois de participar de um concurso internacional. No início deste mês, ela foi surpreendida com o diagnóstico de que sofria de uma infecção rara.
Na cidade onde mora, o rosto da modelo foi coberto nos outdoors em consideração à família da garota. Os médicos garantem que retirar os pés e as mãos foi a única saída para que ela fosse mantida viva. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Hospital Municipal Dória Silva garante que Mariana está lúcida, mas respira com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é classificado como grave.
O drama da jovem teve início no dia 2 de janeiro, quando apareceram sintomas de uma infecção urinária com febre e dores. Poucos dias depois, veio uma infecção generalizada na corrente sanguínea e os médicos identificaram que a causadora era a bactéria Pseudomonas Aeroginosa. Por fim, a bactéria provocou a falta de oxigenação nas extremidades do corpo da modelo e a amputação se tornou necessária.
(A Tarde Online)
Bom, você deve ter lido sobre isso em todos os jornais...
Mas o que houve no corpo da modelo para que, de forma tão rápida, se sucedessem tantos problemas?
A bactéria chamada Pseudomonas aeruginos, que é extremamente versátil (e por esse motivo, difícil de ser combatida) pode originar infecções oportunistas. Uma infecção urinária, provocada por essa bactéria, evoluiu para sepse grave (infecção generalizada), deixando a modelo com um quadro grave, internada na UTI do hospital Hospital Estadual Dório Silva (ES), onde precisa fazer hemodiálises diárias.A bactéria Pseudomonas aeruginos, pode ser encontrada em vários ambientes, principalmente solo e água, ou ainda associada a plantas e animais. A P. aeruginosa é normalmente encontrada em infecções hospitalares, contaminando catéteres, ventiladores, próteses. Tem alta resistência a antibióticos e do grande arsenal de fatores de virulência desta bactéria, as infecções causadas por ela são de difícil controle.
Normalmente atinge pessoas com baixa imunidade.
Mas, e porque a amputação?
A amputação não ocorre sempre nas infecções causadas or Pseudomonas aeruginos, no caso em questão, a bactéria ocasionou um quadro em que, o fluxo sanguíneo foi interrompido e o sangue impedido de chegar as extremidades. Nesse caso, a necrose comprometia a vida da paciente, a amputação preservou as chances de vida dela.
No caso da modelo, o que fica de lição, é o que noticiaram os jornais: Ela está consciente e, apesar da vaidade, se sente conformada.
Mais vale viver, seja do jeito que for.
No nosso caso, fica o alerta. Cuidem-se!
Vamos viver para contar nossas histórias.
Até a próxima,
Saúde a todos.
Jessiely Soares.

5 comentários:
O mais legal de falar sobre saúde aqui, é que eu me acabo de estudar
:P
Q terrível!
Pow, essa doença é assustadora :~ tão nova e em tão pouco tempo fazer esse estrago todo...
por isso que eu como bem :P
eaiuaehiuaehiaueh
te amo!
Legal ler isso aqui. Valew Jessy, por me manter informada.rsrsrsrrss
Deusa Etain.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/lillithluanegra:167
Etain é uma Deusa Celta, cujo nome significa "A Brilhante". De acordo com os mitos era extremamente linda e, por causa desse excesso de beleza foi punida e teve que passar por muitas transformações, pois era uma ameaça para as outras mulheres. Foi expulsa de Tir Nan Og (A Terra da Juventude) na forma de uma borboleta e em uma terra distante, começa uma nova vida com uma outra forma, agora no tempo linear mortal. No entanto, nunca perdeu sua beleza ou deixou de "brilhar".
Postar um comentário