Pesquisar este blog

22.1.09

Série Bactérias: Pseudomonas aeruginosa



Ex-miss das Américas tem as mãos e os pés amputados 


 Internada há 19 dias em um hospital de Vitória, no Espírito Santo, a modelo Mariana Bridi Costa, 20 anos, teve as mãos amputadas na última terça-feira, 20, depois de já ter tido os dois pés retirados alguns dias antes. Mariana chegou a ganhar o título de Miss das América, em 2007, depois de participar de um concurso internacional. No início deste mês, ela foi surpreendida com o diagnóstico de que sofria de uma infecção rara.

Na cidade onde mora, o rosto da modelo foi coberto nos outdoors em consideração à família da garota. Os médicos garantem que retirar os pés e as mãos foi a única saída para que ela fosse mantida viva. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Hospital Municipal Dória Silva garante que Mariana está lúcida, mas respira com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é classificado como grave. 

O drama da jovem teve início no dia 2 de janeiro, quando apareceram sintomas de uma infecção urinária com febre e dores. Poucos dias depois, veio uma infecção generalizada na corrente sanguínea e os médicos identificaram que a causadora era a bactéria Pseudomonas Aeroginosa. Por fim, a bactéria provocou a falta de oxigenação nas extremidades do corpo da modelo e a amputação se tornou necessária.
 
(A Tarde Online)


Bom, você deve ter lido sobre isso em todos os jornais...

Mas o que houve no corpo da modelo para que, de forma tão rápida, se sucedessem tantos problemas?

A bactéria chamada Pseudomonas aeruginos, que é extremamente versátil (e por esse motivo, difícil de ser combatida) pode originar infecções oportunistas. Uma infecção urinária, provocada por essa bactéria, evoluiu para sepse grave (infecção generalizada), deixando a modelo com um quadro grave, internada na UTI do hospital Hospital Estadual Dório Silva (ES), onde precisa fazer hemodiálises diárias.

A bactéria Pseudomonas aeruginos, pode ser encontrada em vários ambientes, principalmente solo e água, ou ainda associada a plantas e animais. A P. aeruginosa é normalmente encontrada em infecções hospitalares, contaminando catéteres, ventiladores, próteses. Tem  alta resistência a antibióticos e do grande arsenal de fatores de virulência desta bactéria, as infecções causadas por ela são de difícil controle.

Normalmente atinge pessoas com baixa imunidade.


Mas, e porque a amputação? 


A amputação não ocorre sempre nas infecções causadas or Pseudomonas aeruginos, no caso em questão, a bactéria ocasionou um quadro em que, o fluxo sanguíneo foi interrompido e o sangue impedido de chegar as extremidades. Nesse caso, a necrose comprometia a vida da paciente, a amputação preservou as chances de vida dela.


No caso da modelo, o que fica de lição, é o que noticiaram os jornais: Ela está consciente e, apesar da vaidade, se sente conformada.


Mais vale viver, seja do jeito que for.


No nosso caso, fica o alerta. Cuidem-se! 



Vamos viver para contar nossas histórias.
 

Até a próxima,
Saúde a todos.



Jessiely Soares.

5 comentários:

Jessiely Soares disse...

O mais legal de falar sobre saúde aqui, é que eu me acabo de estudar

:P

bemditorosa disse...

Q terrível!

ofilhodoblues disse...

Pow, essa doença é assustadora :~ tão nova e em tão pouco tempo fazer esse estrago todo...

por isso que eu como bem :P
eaiuaehiuaehiaueh

te amo!

Carla Abreu disse...

Legal ler isso aqui. Valew Jessy, por me manter informada.rsrsrsrrss

amigavendebsb@gmail.com disse...

Deusa Etain.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/lillithluanegra:167

Etain é uma Deusa Celta, cujo nome significa "A Brilhante". De acordo com os mitos era extremamente linda e, por causa desse excesso de beleza foi punida e teve que passar por muitas transformações, pois era uma ameaça para as outras mulheres. Foi expulsa de Tir Nan Og (A Terra da Juventude) na forma de uma borboleta e em uma terra distante, começa uma nova vida com uma outra forma, agora no tempo linear mortal. No entanto, nunca perdeu sua beleza ou deixou de "brilhar".