Pesquisar este blog

6.8.09

Rafael Nolli


É um prazer estar aqui falando de escritores jovens e talentosos, Lucas Rafael Nolli Duarte ou simplesmente Rafael Nolli, como se apresenta, é mais um desses doces encontros nessas minhas viagens cibernéticas. Mineiro, da cidade de Araxá, nascido em 1980, esse menino já tem um livro de poemas publicado, intitulado “Memórias à beira de um Estopim."

Diz que seria complexo falar de influências literárias, pois tem várias, desde Dostoevski, Gabriel Garcia Marques, Cecília Meireles, Augusto dos Anjos, até Nietzsche! Disse que não queria esquecer nenhum de seus preferidos. Confessou ainda que o teatro, o cinema e a música tiveram e têm um papel importante em sua formação intelectual.

Seu estilo está longe de ser estilizado.Garante não se seduzir por manobras estilísticas, tão comuns na poesia atual. Gosta de trabalhar a sonoridade, na interação de palavras e signos, e diz usar seu verso para atingir as pessoas, rechaçando o típico poeta que se distancia da realidade e não usa da poesia como instrumento modificador ou como movimento de quebra com a elitização da poesia.

Num primeiro momento, vi traços de rebeldia nele, na sua escrita disforme, sem regras rígidas, mas isso foi se dissipando, por notar que sabia perfeitamente o que estava fazendo e que era algo premeditado, arquitetado em sua mente brilhante.

O que mais me agradou, na escrita de Rafael, foram suas aliterações, ele faz música, brinca com as palavras de uma maneira desajustada e encantadora, mas parece que faz isso de propósito também. É um jovem engajado, participa de movimentos interessantes, tanto em blogs quanto em comunidades do Orkut.

Como eu, Rafael tem se dedicado muito aos blogs e a essa nova geração (poetas, músicos, artistas plásticos, pintores) que usa a rede para divulgar sua arte.


Recomendo:
Canção de Ninar
Dança das Nove
Poema de Amanhã
XXXII

Blog:
http://rafaelnolli.blogspot.com

Boa semana, e até a próxima!

Agradecimentos especiais à Caroline Schneider, que gentilmente revisa meus textos.

O objetivo maior do meu trabalho é a troca, por isso há espaço para comentários!

Dúvidas ou sugestões:

larissapin@hotmail.com

8 comentários:

Leandro Jardim disse...

Esse é Nolli: ótimo poeta, grande pessoa!

=]

Larissa Marques - LM@rq disse...

Sou suspeita!
O Nolli é parceiro!

Vera Basile disse...

Muito bom saber q existem jovens assim como o Nolli! Me faz acreditar e ter esperanças de que a arte é realmente necessária para um mundo melhor!!
Adorei o texto!!
Abç.

flaviooffer disse...

Nolli é genial... companheiro dos bancos da faculdade, das mesas do boteco e destes espaços cibernéticos... camarada engajado, com uma poética lúcida, consciente e consistente... Admiro, pacas!!!

Linda Graal disse...

só pra reforçar que o admiro tambémmmmmm...rs...pela poesia e pelo amigo. ;)
lindo ver este espaço dedicado a ele.

amplexos!

Unknown disse...

Se pudesse
comia as cores
falava arco-íris.

Ana Maria Costa

Paty Padilha, disse...

Encantada!!

“Cultivar um verdadeiro amigo requer dedicação e tempo. “ Beijo carinhoso, Paty Padilha

Larissa Marques - LM@rq disse...

Nolli é atual e acima de tudo grande!
Disso não tenho dúvida!